Quem sou eu

Minha foto
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink.

Sul de Minas - O Caminho da Fé de Moto

Sul de Minas Gerais - O Caminho da Fé de Moto


 
De início já vou dizendo que essa não é a forma, assim digamos "correta" de se percorrer o caminho da fé, que tem mais de 300 km e que tem que ser feito a pé (isso mesmo, precisa ter fé), mas devido à falta de tempo, resolvi percorrê-lo de moto. 
 



Chegando em Estiva - prestes a cruzar a Fernão Dias

Feriado do dia do trabalho seria a data ideal para percorrer o caminho da fé, que liga as cidades de Águas da Prata até Aparecida do Norte. Este é o trecho unificado do caminho, já que existem variações no trecho inicial, podendo começar em Sertãozinho, São Carlos ou Mococa de acordo com os mapas que pesquisei na net.

O caminho da fé seria uma versão brasileira do famoso caminho de Santiago de Compostela na Espanha, onde os peregrinos o percorrem com o objetivo de obter momentos de reflexão e onde demonstram sua fé.


Apesar de o melhor ser percorre-lo a pé, Planejo percorrer de bicicleta no mês de setembro com um grupo de amigos, e então resolvi fazer o percurso de moto com o objetivo de conhecer o trajeto e o nível de dificuldade para melhor planejar minha peregrinação ciclística.


Serra da Luminosa - quase chegando em Campos do Jordão (também conhecida com Serra do quebra perna)

 O trecho entre Águas da Prata e Aparecida do Norte tem cerca de 300 km e resolvi fazer apenas até Campos do Jordão, cerca de 220 km todo de terra.


Preparei a velha XR 250 Tornado, grande companheira das aventuras mais radicais, Tirei o pó do equipamento de trilha e no sábado 02/05/15, saí de Aguas da Prata às 11:00h da manhã com destino a Campos do Jordão percorrendo o famoso Caminho da Fé.


Seguem algumas observações:


- Não é necessário mapa nem GPS uma vez que a infraestrutura do Caminho está muito boa. Bem sinalizado com setas amarelas pintadas nos postes ou mourões em cada bifurcação e pontos de descanso e água potável nos trechos mais difíceis.


- As pousadas para os peregrinos cobram preços bem acessíveis e estão bem distribuídas no trecho.


- O melhor: As belas paisagens do sul de minas e da serra da Mantiqueira, cortando fazendas e montanhas.


- A experiência do convívio com as pessoas que moram nesses locais e com os outros peregrinos é bem bacana.

Percorrer com moto off road é bom, mas de bicicleta deve ser melhor ainda, pois representa melhor o espírito do peregrino


Conclusão: Percorrer o Caminho da Fé de moto só fez aumentar a vontade de fazê-lo de bicicleta ou mesmo a pé, como manda a tradição. É um passeio que recomendo aos amigos motociclistas que tem alguma experiência em offroad e gostam de uma boa aventura.  

Um comentário:

  1. Boa tarde, pretendo realizar este percurso com uma CRF, sendo que depois de Campos do Jordão vou ter que ir na garupa, por ser rodovia. Você teve algum problema com policiais ao atravessar o interior das pequenas cidades que cruzam o percurso?
    Muito obrigado e parab

    ResponderExcluir

Viagens Anteriores