Quem sou eu

Minha foto
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink.

Rota 66 e Pacific Highway 1 de Harley Davidson

California Dreaming - Rota 66 de Harley

Um sonho realizado: California e Rota 66 de Harley Davidson

Setembro de 2013.

Começa a aventura em direção à costa leste dos EUA. Acompanhado da Val, minha namorada, parceira de tantas viagens de moto ou não, saio de Guarulhos com conexão em Houston – TX (3 horas de espera – isso é que dá comprar passagem barato!!)

26/09/13
               Chegamos em Los Angeles pela manhã e já fomos buscar o carro alugado previamente. O fuso horário de 5h nos deixou um pouco cansados. O saguão da locadora de carros é na verdade pertencente a um pool de empresas com um prédio de estacionamento atrás, onde há uma frota enorme de carros de aluguel. Chegamos lá e todoi mundo olhando pra nós já que levávamos apenas uma mochila, afinal irámos viajar de moto e decidimos comprar o que nos faltasse por lá mesmo.
                A locação do carro foi muito rápido, 10:30h estava tudo pronto ( um jeep Cherokee - o que para eles é um carro médio.
Delícia de carro... motorzão V6 3.7 automático, 4x4, e o mais legal de tudo: Tem o mesmo DNA da minha velha Cherokee Sport 98 la no Brasil... rústico.
Pé na estrada, seguimos pela famosa US-01, pois nossa intenção era subir a costa do pacífico até San Francisco

Roteiro cuidadosamente elaborado em papel de pão - coisa de "profissional"

Primeira parada praia Malibu, somente surfista , um sol lindo   uma brisa gelada vinda do oceano pacífico,  tudo muito bem organizado ( retorno em nível na rodovia, muito prático, uma faixa no meio só dar seta entrar e retornar com tranquilidade ) nessa rodovia não vimos congestionamentos, mas sim muitos carros esportivos, clássicos,  alguns corvettes Sting rays, muitas Harleys e bastante gente passeando.
                Bom... Dois dias corridos com os preparativos e uma noite mal dormida, chegou no fim da tarde, haviamos rodado mais de 300km até Cambria, bem ao lado do Pacífico e estávamos cansados e precisávamos achar um lugar pra ficar. Em viagens aos EUA nuca me preocupei muito com esse negócio de hospedagem, o país tem muita oferta de hotel e prefiro escolher durante a viagem mesmo para não ficar amarrado em roteiros pré-estabelecidos.
Harleys na US-01
                Dormimos em Cambria – “ Hotel The blue bird “ -  90 dólares.

27/09/13

Subindo a US-01 Pacific Hyghway
                Saimos do hotel 10h, queríamos visitar o “Hearst Casthle” – em San Simeon – Califórnia, no caminho avistamos  zebras pastando, paramos para tirar fotos...estavam bem próximas à pista.
                Chegamos a bilheteria do castelo, tudo muito bem conservado e  organizado, passaporte para conhecer é 25 dólares, tem um ônibus que nos leva ao castelo ( no caminho uma gravação nos explicando como tudo foi construído e a história ), chegando tem um guia que nos apresenta o tudo .
Construção de + 100 anos / tudo que é dourado é ouro / louças de prata com + de 200 anos, enfim é um luxo...

O castelo Hearst na costa da california...
O tal hearst (magnata da imprensa) nao era bobo nao...
                Terminamos a visita as 14h, rumo a rota 01, apreciar as belas paisagens de fim de tarde, logo que saímos avistamos um aglomerado de pessoas, paramos para ver e para nossa surpresa uma praia cheia de elefantes marinhos brincando e se esquentando na areia...  Eles tem um site www.elephantseal.org
Elefantes marinhos ao longo da US-01

California Pacific Highway
Depois de ficar um tempo admirando o comportamento brincalhão deles, hora de seguir, estrada muito gostosa, muitas descidas, subidas, curvas, belas paisagens, com uma “inveja boa” dos motociclistas que passavam...  Depois de muitas paradas para fotos, um lugar mais admirável que o outro.
                havíamos programado de pernoitar em Carmel, mas foi  impossível,  todos os hotéis lotados, cidade maravilhosa, toda iluminada, um charme... Mas paciência vamos andar mais um pouquinho , ficamos em Monterey  no hotel Surf  Inn – 120 dólares.

28/09/13

Preparados para conhecer Monterey e Carmel , duas cidades lindas...

Praia de Carmel
                Como dormimos em Monterey obtamos por conhece-la primeiro, é uma cidade maravilhosa,  admirável, muito bem organizada, visitamos o píer, várias lojinhas de roupas, doces ( o sorvete, muito bom!!! )... Do píer já avistamos vários leões marinhos brincando e se aquecendo no sol do oceano pacifico, saímos para caminhar, muitas pessoas praticando atividade física ( caminhando, andando de bicicleta, correndo ) a maioria com seus cães, ficamos admirando... Não vi em momento algum, nenhum cachorro abandonado, todos na coleira com seus donos... Havia até  bebedouro para cães ao ongo do Pier... E os leões marinhos, um show a parte, eles são o centro das atenções...
Eles chegam bem pertinho da passarela.

Gaivotas na Baia de Monterey
                Fomos para Carmel. essa cidade ficou famosa por ter tido o clint Eastwood como prefeito, nos anos 90. O centro da cidade é lindo!  Fomos para o mar porque para eles é verão.. Praia lotada, somente os cães e surfistas entram no mar, agua congelante...kkkk, por alguns segundos fiquei olhando a imensidão do oceano... O céu estava tão azul que não sabíamos onde termina um e começa o outro, foi quando vimos um golfinho saltando bem perto da praia ... show!!!!
               Hora de pegar estrada novamente, na saída da cidade passamos para visitar a igueja centenária da cidade
                Rumo a San Francisco, onde chegamos à noitinha e não fomos felizes em encontrar hotel de ultima hora, porisso fomos para Oaklande , nos arredores - hotel Breeze-Inn  - 95 dólares sem café da manhã.

29/09/13

Dia para conhecer a tão famosa San Francisco.
É muito difícil encontrar vaga para estacionar o carro na rua, porisso paramos num estacionamento pago. Queríamos andar no  famoso bondinho... Fomos comprar os ticket e aguardar, a fila é grande...rs... Mas é rápida pois existem vários, fomos pendurados para tirar varias fotos... O bondinho sobe uma ladeira, do alto dá p/ se ver a prisão de Alcatraz, na ilha de mesmo nome, a ponte Golden Gate, cenário de tantos filmes que assisti na adolescencia... passa no começo da  lombard street, e o ponto final do bondinho é no Fisherman´s Wharf, o pier no centro da cidade.
Chegando fomos comer um lanchinho na  subway... e então resolvemos fazer o passeio de bicicleta até bem próximo a ponte. Pegamos a bike (de dois lugares, por que a Val disse que iria só tirando fotos e apreciando as paisagens.... adivinha quem ia pedalar? kkkk...) Show de passeio, recomendo a quem for por lá ...
                Subimos uma ladeira para conhecer a rua lombard street  e Chinatown, que não é muito diferente do bairro da Liberdade em SP, mas mesmo assim  valeu!!!...
Pegamos a estrada rumo a Merced  - hotel america’s – 47 dolares – muito bom!!!!  + ou - 200km de san francisco.... Viagem tranquila...

30/09/13

dia programado para conhecer o yosemite nacional park, a estrada para chegar ao parque é toda margeada pelo rio merced, aguas extremamentes cristalinas com muitas pedras, o parque é cercado por pedras únicas enormes onde caem riachos formando cachoeiras altíssimas e lindas para ficar apreciando...nessa época não tem muita agua imagino como deve ser lindo em época de cheia... O parque tem uma ótima infraestrutura, lugar para se hospedar, estacionar motorhome, supermercado, posto de saúde, locadora de bike para explorar o parque praticando exercícios, deve muito bom ter tempo para ficar lá dentro... Mas estamos com o tempo contado. Em nossa ultima parada fomos premiados com uma foto maravilhosa... Digna de um porta retrato...kkkkkkkkkkkk
                bem, retornamos pela estrada errada, andamos um pouquinho mais, mas a estrada era linda, paisagens maravilhosas, curvas ... Pena que ainda não estávamos de Harley....

01/10/13

Saimos do hotel + ou – 8:45h, pois nesse dia irá começar realmente nossa, tão sonhada, viagem... Atrasamos para entregar o carro, atrasamos para pegar a moto, tivemos sorte pegamos um taxi para ir até a loja da harley, o motorista um brasileiro, ate que enfim alguem falando minha lingua...kkkk
                Descemos pela route 01, estavamos aguados de vontade de andar de harley pela 01, muito bom....
                Chegamos em paso doble umas 21h, andamos mais de 100km a noite muito frio, mas valeu a pena um céu estrelado, a noite estava até clara,  avistei uma estrela cadente, lógico que fiz um pedido … Mas é segredo, kkkk

Hotel em paso doble – sea inn  53 dólares

02/10/13

Saimos com destino a las vegas, viagem tranquila, paisagem maravilhosa, muitos trens carregados e estradas tranquilas sem caminhões...
                Chegamos em las vegas umas 20h
Hotel stratosphere – 57 dolares
                Esse hotel quem fica hospedado pode usufruir de todos os atrativos, com um tempo mega curto, apenas uma noite para conhecer las vegas, enfim impossivel, kkkk resolvemos conhecer somente o hotel mesmo, muito legal mas não tivemos coragem de ir em nenhum brinquedo, e todos esses brinquedos fica no topo de uma torre equivalente a um prédio de 109 andares, o mais louco é pular dessa altura em queda livre … Enfim ...kkkkkkk resolvemos ir jantar um programinha mas tranquilo...

03/10/13

Saimos do hotel umas 10:30h com destino a uma loja da harley, pois havia perdido da tampa do tanque da moto, a loja enorme, um shopping... Resumindo saimos tarde, passamos para conhecer a repressa Hoover Dam linda, valeu a pena a visita.
              Andamos um pouco pela route 66 até chegar Flagstaff, andamos  a noite, estava muito frio ….
Hotel america's inn  37 dólares

04/10/13
Monument Valley

Monument Valley - No estado de Utah

Acordamos cedo para conhecer o tão famoso Monument Valley, um sol lindo, bem confiamos no calor, não colocamos muita roupa mas conforme adavamos o ar estava muito gelado, paramos no meio do caminho para colocar mais roupa engraçado um sol lindo e um ar extremamente gelado....

Mas o lugar é tão lindo que por um instante esquecemos do frio, fotos maravilhosas, nesse lugar senti falta de um big trail para percorrer nas bases dos monument deve ser lindo e emocionante sair na estrada de terra contornando os enormes monument.
                Mas queriamos a tão sonhada foto , andamos mais um pouco e quando estava para desistir, e retornar, quando olhamos estavamos, por sorte, no local certo, olhem a foto... A tão sonhada foto ….
                Mais um sonho realizado … Hora de voltar, estava muito frio, o sol ja tinha se posto, ai gelou, resolvemos ficar um tuba city

Hotel holliday inn   121 dólares

05/10/13
Grand Canyio - grande furada
                Acordamos cedo, mesmo sabendo que o Grand Canyon park estava fechado, fomos, pq pensamos que iriamos pelo menos atravesar e sair em willian, mas, na estrada fica a portaria do park e não deixaram a gente entrar, o jeito foi voltar pelo mesmo caminho...kkkk por  Flagstaff, e o ar mega gelado continuava...conforme fomos saindo da cidade o ar gelado foi diminuindo, saimos da route 40 para percorrer trechos da historica route 66, lugares que, no Arizona, pararam no tempo, fomos parar numa cidade “Oatman”, essa realmente parou no tempo, linda!!! Quando chegamos na entrada da cidade que deve ter umas 4 quadras, perecíamos ter voltado ao século 19... achei que iria ver o John Wayne em alguma esquina...  os burrinhos ficam andando pela rua como se estivesse num pasto... Este trecho da Route 66 é totalmente preservado e sobe as montanhas exatamente como era feito há quase um século.

Oatman, AZ, parou nos anos 50
Estrada maravilhosa, curvas, sobe, desce, paisagens enfim é a tão famosa route 66... Paramos nessa cidade um tempo, e por incrivel que parece o tempo p/ gente também parece que parou , andamos bem e chegamos em Barstow cedo.

Hotel Budget Inn na route 66     57 dólares

Obs- a route 66 no estado do Arizona mantém a memória da rota muito bem preservada, diferente da Califórnia onde as Highways tomaram conta e apareceram inúmeros estabelecimentos comerciais modernos, que nem lembram o clima nostálgico da velha rota.

06/10/13

Ao sair de Barstow e como estavamos com  tempo, pois o Grand Canyon estava fechado, rumamos novamente para a costa para voltar pela US-01, margeando o oceano pacífico. Essa paisagem a gente não se cansa de admirar. Saimos na 01 em Cambria novamente,  fomos até Monterey, depois de curtir o dia admirando pelas paisagens e curvas saimos para a expressa 101, pois é mais rápida chegamos em San José, já nos arredores de San FRancisco.

Hotel EZ8 - San José  -   67 dólares

07/10/13

Dia de entregar a moto, com certo pesar ... Aqui vou fazer uma confissão... apesar de ser Harley Davidson "desde pequenininho"... não me adaptei bem à Ultra Glide... mas isso vou contar depois porque...
               Moto entregue ao pessoal da Eagle Rider em San Francisco, onde fomos bem recebidos, inclusive quando contamos o roteiro que fizemos e viram pelo velocímetro que havíamos rodado 2300 milhas (!!) em 7 dias, ouvimos do atendente um estusiasmado: "Cool !!! Great ride guys!!"  Acabamos por ganhar alguns presentinhos pelo feito (camisetas adesivos e emblemas).

Moto entregue, pegamos um taxi para ir até o aeroporto de San Francisco (da loja Harley até o aeroporto 37 dolares) para pegar outro carro para voltar a L.A. Optamos por aquele esquema que voce reserva um carro no tipo que eles chamam de "wildcard" ou seja vai ser o que pintar na hora, mas garantem que será sempre de uma categoria superior àquela que voce havia pago... Pintou um Impala ... típica barcaça americana, gostoso de dirigir... pelo preço de um Compacto estava ótimo...
Descemos Auto estrada com destino a Los Angeles, ligamos o piloto automático, ajustamos o set em 60 milhas... e pé na estrada....

Hotel super 8  em san luiz obispo  - 65 dólares.

08/10/13 – 09/10/13 – 10/10/13

dias de compras e descer à san diego para conhecer a estrada... Kkkk

08/10 - los angeles – el rancho  67 dolares
09/10 - san diego -  good nite inn   44 dolares
10/10 - los angeles – budget inn 67 dolares

11/10/13

dia de entregar o carro e retornar a são paulo, saimos de los angeles 13h  e chegamos em são paulo as 10h c/ conexão rapida em Washington