Quem sou eu

Minha foto
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vila Angostura e Osorno

São Paulo - Ushuaia
De moto até o Fim do Mundo
Leia aqui nosso relato

Pra começo de Conversa

Uma viagem sempre se inicia por um sonho. Em 2008 após uma viagem a dois (Eu e Deus) pela Argentina, Chile, Uruguai e sul do Brasil totalizando 8700 Km sobre um XT-660 2006 (guerreira) tinha em mente outro projeto, que era ir para o Maranhão pelo litoral e retornar pelo interior, esta trip iria realizar (e vou um dia, porem teve que ser adiada) em 2011. Um colega de serviço me convidou, em meados de 2009, a realizarmos uma loucura, que era ir ao Fim do Mundo, ou seja, Ushuaia. Confesso que este convite me cegou, como disse no começo do parágrafo,...........um sonho. De lá para cá, foram muitas noites de insônia, mapas, internet, conversa com amigos que conheço e que não conheço do clube XT (http://www.xt600.com.br/) e de outras bandas também, que só tenho a agradecer.
O projeto inicial era de irmos em 05 motocas que se reduziu a 03 (um BMW GS 1200 adventure e 02 VStrom DL1000) e a distância se elevou de 11000 para 15000 Km.
Na minha visão, viagens de longa distância, outros países, outras culturas, tempo sobre uma moto, ali, naqueles momentos (com o capacete na cabeça) nos leva a refletir sobre a vida (é um momento só seu).
Na preparação deste, é recomendado encontrar “parceiros” sobre duas rodas, pois não é fácil, 30 dias de estrada convivendo com uma “família” nova, cada um com seus costumes, convicções, mas no final o que prevalece é o espírito de aventura, as etapas vencidas, as dificuldades superadas e o prazer de atingir o objetivo que no meu caso é não só chegar no destino mas andar de moto.

Uma frase: Uns fazem terapia.........outros andam de moto!
Guimarães - DL 1000 Vstrom
Novembro de 2010

1º. Dia 13-11-2010
Saímos às 07:00 , porem o horário programado era 05:30h. A foto oficial da saída foi na torre do castelo em Campinas.
Na rodovia BR-116, para variar pegamos um grande congestionamento, que tomou bastante tempo e acabou alterando o plano inicial, que era chegar em Caxias do Sul. Dormimos mesmo em Vacaria, onde chagamos às 20:20h. Após rodarmos 930 km. Os hotéis estavam lotados pois havia na cidade uma etapa do Gaúcho de enduro de Regularidade.
A média de consumo das V´strom foi 13-14 km/l, e a BMW 15,5.

Na saída fizemos uma foto junto com o pessoal da largada da prova.
25o. dia - 05-12-10 - Domingo

Saímos de Bariloche cruzando novamente a cordilheira, com destino à cidade de Osorno, sul do Chile, que é famosa pelo seu vulcão. No trajeto passamos por Vila Angostura, que é a cara de Campos do Jordão, toda florida e com umas praças muito bem cuidadas.
Passamos pelo Paso Cardeal Antonio Samore, que fica no meio da cordilheira e como sempre a aduana chilena muito enrolada. Querem verificar toda a bagagem e tem cães farejadores para certificarem-se de que ninguém leva algum tipo de alimentos, frutas ou perecíveis.
Esta estrada é show de bola: vai subindo e no ponto mais alto fica a divisa Argentina-Chile.
Durante todo o percurso existem locais sinalizados para se estacionar e colocar correntes nos pneus na época de inverno. Existem balizas ao longo da estrada com marcações 1m, 2m, 3m, para guiar os motoristas quando há muita neve.
Passamos por Osorno e paramos para abastecer e ja começou a confusão com o dinheiro chileno: para encher o tanque são 7000 pesos, um lanche tipo hot dog 1990 pesos, ou seja, tem que ter uns milhões de pesos na carteira...
Encontramos neste dia por várias vezes o pessoal de Goiânia que tinha tinha ido a Ushuaia e havia encontrado conosco em El Calafate.
Estavam com 3 BMW GS 800 e tinham subido direto de lá até Bariloche fazendo todo este percurso pelo rípio.

O pessoal de Goiânia

Continuamos subindo a partir de Osorno pela Ruta Panamericana, que no sul do Chile é chamada Carretera Austral e chegamos a Los Angeles, uma cidade que sentiu os efeitos do terremoto que ocorreu em fevereiro deste ano.
Ainda podem ser vistos no centro da cidade os vestígios do estrago, como prédios destruídos e ruas com rachaduras.